quinta-feira, 23 de maio de 2013

Da tecnologia à conquista



DA  TECNOLOGIA  À  CONQUISTA

São José da Laje – AL

26/04/2013



Num sistema educacional espera-se que no mínimo o ensino seja de qualidade em meio às mudanças velozes que correm na atualidade no que diz respeito a saberes e práticas de conhecimentos. Compreende-se que o curso de Educação à Distância é um conjunto de facilidades que nos são oferecidos diante da falta de tempo, compromissos sociais e religiosos, família, trabalho e etc. Leva-se a compreender também que o acesso ao curso à distancia será mais fácil que o presencial. Na realidade é preciso entender que o discente que faz um curso dessa qualidade precisa se dedicar mais do que um curso totalmente presencial. É o aluno  quem vai em busca de conhecimento e essa busca nos torna provocadores do saber, pesquisadores, investigadores, intelectuais e otimistas, buscando conquistar o sucesso.

O processo ensino-aprendizagem do curso a distância mediado por tecnologia, toca em um requisito importante que é o estudo individual computadorizado onde se faz necessário à familiarização do cursista com a tecnologia. É de fundamental importância o manuseio do computador. Além de assistir as aulas transmitidas pela internet, o aluno posta suas atividades e trabalhos. Toda comunicação referente ao curso é feita online.

Esse modelo de ensino é um processo que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes pela tecnologia. Isso causa desânimo a muitos, pois por incrível que pareça num meio tão globalizado que é a educação ainda se acham pessoas com dificuldade para cumprir tarefa tão fácil que é a de manusear um computador.

Não existem barreiras para o ensino à distância quando o interessado é motivado a pesquisar, compartilhar ideias, buscar conhecimentos, interagir com os amigos de grupo e vencer os obstáculos. Além, do grande elenco de administradores,  pedagogos e tutores capacitados que se dedicam a te ajudar  e a produzir, existindo força de vontade e dedicação naquilo que se faz   todos os desafios serão superados.



                                                                                Zilda Maria Barbosa Zacarias


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comentários: Vídeos Rafinha 2.0 e Web 2.0



TECNOLOGIA



10/05/2013, 00:07:52


COMENTÁRIOS A RESPEITO DOS VIDEOS :  Rafinha2.0  e  web2.0









Confrontando os dois vídeos, percebe-se que a tecnologia nos dias atuais é algo inevitável por necessidade diária e prazeroso para entretenimento.
Esse mundo tecnológico nos conduz a sermos curiosos e talentosos porque nos adaptamos a cada novidade que a globalização nos oferece e é plasível para todas as pessoas.
Hoje vivemos a praticidade.Organização, agilidade, variedade, rapidez, qualidade, segurança, são fatores adquiridos graças ao avanço do tempo. O Rafinha, citado no vídeo é um exemplo de que o mundo mudou e nós com ele, não é o mesmo de quando eu nasci. Na minha adolescência, eu digitava textos em uma máquina de datilografia, lembra? E quando errava, retirava-se a folha e começava tudo de novo. Hoje surge a web 2.0.
Temos muitos Rafinhas por aí. Quem nasceu e está pra nascer no século XXl, tem grande proporção de serem parecidos com ele, pois estão crescendo com estímulos à utilizarem os elementos que a globalização oferece, as vezes até precocemente.
" Rafinha faz parte da geração C: Conteúdo, Colaboração e Conecção."


Educação Inclusiva

São José da Lage Alagoas
12/05/13
Zilda Maria Barbosa Zacarias

                A educação Inclusiva, é o meio pelo qual oportuniza a todos os estudantes, pertencentes a qualquer tipo de raça, crença, etnia, cor, posição social a ter  sua plena participação no ensino regular,  tendo como objetivo atender as necessidades educacionais de todos os alunos do ensino regular onde não  haja discriminação ou preconceito e sim oportunidade de adquirir conhecimento aprendizagem, crescimento e satisfação a todo tipo de diversidade.
            Para uma inclusão propriamente dita requer um novo pensar por parte da escola e do professor, uma renovação na prática pedagógica. “ A inclusão não significa tornar todos iguais, mas respeitar as diferenças”.  Faz-se necessário utilização de novas metodologias para responder a diferentes necessidades.
            A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva abre acesso livre á todos os portadores de necessidades educacionais especiais ao ensino regular. Segundo vigostsk   “ a inclusão facilita o aprendizado de todos os alunos”.
  1. A resposta sociológica: (predominou na década de 60) representa a crítica ao legado psico-médico, e defende uma construção social de necessidades educativas especiais.
  2. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - Documento Orientador 2006
  3. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, Anexo 1a, Termo de Referência