quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação Inclusiva

São José da Lage Alagoas
12/05/13
Zilda Maria Barbosa Zacarias

                A educação Inclusiva, é o meio pelo qual oportuniza a todos os estudantes, pertencentes a qualquer tipo de raça, crença, etnia, cor, posição social a ter  sua plena participação no ensino regular,  tendo como objetivo atender as necessidades educacionais de todos os alunos do ensino regular onde não  haja discriminação ou preconceito e sim oportunidade de adquirir conhecimento aprendizagem, crescimento e satisfação a todo tipo de diversidade.
            Para uma inclusão propriamente dita requer um novo pensar por parte da escola e do professor, uma renovação na prática pedagógica. “ A inclusão não significa tornar todos iguais, mas respeitar as diferenças”.  Faz-se necessário utilização de novas metodologias para responder a diferentes necessidades.
            A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva abre acesso livre á todos os portadores de necessidades educacionais especiais ao ensino regular. Segundo vigostsk   “ a inclusão facilita o aprendizado de todos os alunos”.
  1. A resposta sociológica: (predominou na década de 60) representa a crítica ao legado psico-médico, e defende uma construção social de necessidades educativas especiais.
  2. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - Documento Orientador 2006
  3. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, Anexo 1a, Termo de Referência



 

Um comentário:

  1. Olá Zilda!
    Foi prazeroso fazer a leitura dos seus textos, todos bem sistematizados e consonantes com as nossas discussões no curso de educação especial. Cada dia estou mais consciente da importância dessa nossa participação na educação inclusiva, pois tenho percebido que muitos educadores estão desconstruindo os velhos conceitos de atendimento a alunos iguais, ou seja, as salas homogêneas, inclusive sabemos que nunca tivemos em toda história da educação essas famosas salas fictícias "de iguais", isso porque as pessoas são diferentes. Parabéns pelas suas reflexões!

    ResponderExcluir