terça-feira, 22 de abril de 2014

Surdocegueira e a deficiência múltipla



Trabalho realizado atendendo a solicitação da coordenadora de conteúdo do curso de especialização – AEE, que tem como objetivo estabelecer a diferença entre deficiência Múltipla e a Surdocegueira.

Surdocegueira- É quando uma pessoa tem perdas da visão e a audição simultaneamente e em graus diferentes.
A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é considerada uma deficiência múltipla. Segundo o fascículo (AEE-DMU), as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem. Mesmo possuindo duas deficiências interligadas ( a surdez e a cegueira ) são consideradas únicas pois apresentam características peculiares como perdas auditivas e visuais. Sendo assim, a partir de 1991 a surdocegueira  foi reconhecida como uma deficiência única por isso da escrita da palavra surdocegueira ser escrita juntas, sem hífen.

Classificação da surdocegueira
- pré linguístico- ( surdocegueira congênita) é assim caracterizada quando uma criança já nasce surdocega ou adquire essa deficiência ainda bebê, antes de aprender sua primeira língua, libras, ou mesmo outro tipo de comunicação. A pessoa surdocega sente dificuldade em reconhecer as coisas que o rodeia devido a falta de contato com a luz e com o som. Essas pessoas muitas vezes se isolam e se fecham no seu próprio mundo.

Surdocego pós-linguistico- ( surdocegueira adquirida ) é a pessoa que manifesta as deficiências sensoriais ( auditiva e visual ) após a aquisição de uma língua ( português ou de sinais ).
Há doenças que são contraídas na gravidez que podem causar surdocegueira na criança tipo, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus.       
( O citomegalovírus é um vírus parecido com o da herpes que pode ficar por muito tempo inativo no organismo sem causar sérios problemas. Porém, quando a contaminação acontece durante a gravidez há grandes chances de trazer graves complicações para o bebê )
 Sindromes como Usher ( degeneração da retina em função de retinose pigmentar).  Abuso de álcool e drogas por parte da gestante , caxumba, meningite, acidente vascular cerebral (AVC ) sífilis congênita, herpes, AIDS e hidrocefalia, entre outros, também podem causar surdocegueira.

A surdocegueira se apresentar em graus diferentes podendo ser:

. surdocego total;
. Surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual ;
. surdocego com surdez moderada associada com resíduo visual;
. Surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira;
. surdocego com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais;

Deficiência  Multipla
São consideradas pessoas com DMU aquela decorrente de duas ou mais deficiências simultaneamente como também distúrbio neurológico , emocional, linguagem, e desenvolvimento global que causam atraso no desenvolvimento educacional e social, dificultando a sua alto suficiência.

Classificação da deficiência múltipla:

* física e psíquica:
- associa a deficiência física à deficiência intelectual;
- associa a deficiência física à transtornos mentais.

* sensorial e psíquica:
- engloba a deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;
- a deficiência visual à deficiência intelectual;
- a deficiência auditiva à transtornos mentais;
- perda visual a transtorno mental.

* sensorial e física:
- associa a deficiência auditiva à deficiência física;
- a deficiência visual à deficiência física.

* física, psíquica e sensorial
deficiência física associada à deficiência visual ( cegueira ou baixa visão) e a deficiência intelectual;
- deficiência física associada a deficiência auditiva/surdez e a deficiência intelectual;
- deficiência visual ( cegueira e ou baixa visão ) paralisia cerebral e deficiência intelectual.


A comunicação para pessoas com surdocegueira e/ou deficiência múltipla visa fortalecer a transmissão do pensamento como também a sua interpretação com qualidade dividindo-se em dois tipos: a comunicação receptiva e a expressiva.

Comunicação receptiva- se dá quando alguém recebe uma mensagem seja ela por meios de rádio, televisão, carta, objetos figuras, gestos... sendo que a pessoa que está recebendo a mensagem ou a informação transmita-a semelhante a informação que lhes foi repassada.

Comunicação expressiva- é a informação transmitida coerentemente através de movimentos corporais, gestos, fala, escrita, objetos, gritos, figuras e outras formas de expressões que só ajudam na comunicação.

Algumas atividades são fundamentais para o desenvolvimento de pessoas com esta deficiência. Temos como exemplo objetos de referência, tipos de calendários de acordo com a sua necessidade seria o melhor modelo, adequações visuais, material didático personalizado, enfim,  tudo que venha facilitar o acesso a aprendizagem do mundo, do social, escolar e familiar

Fontes de pesquisa: GOOGLE, 5º fascículo A Educação Escolar na Perspectiva da Inclusão Escolar - AEE - coleção do MEC, leituras obrigatórias da especialização-AEE