Trabalho realizado atendendo a solicitação da coordenadora de conteúdo do curso de especialização – AEE, que tem como objetivo estabelecer a diferença entre deficiência Múltipla e a Surdocegueira.
Surdocegueira- É quando uma pessoa tem perdas
da visão e a audição simultaneamente e em graus diferentes.
A surdocegueira pode ser congênita ou
adquirida e não é considerada uma deficiência múltipla. Segundo o fascículo
(AEE-DMU), as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas
que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos;
pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se
tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem. Mesmo possuindo
duas deficiências interligadas ( a surdez e a cegueira ) são consideradas
únicas pois apresentam características peculiares como perdas auditivas e
visuais. Sendo assim, a partir de 1991 a surdocegueira foi reconhecida como uma deficiência única
por isso da escrita da palavra surdocegueira
ser escrita juntas, sem hífen.
Classificação da surdocegueira
- pré linguístico- (
surdocegueira congênita) é assim caracterizada quando uma criança já nasce
surdocega ou adquire essa deficiência ainda bebê, antes de aprender sua
primeira língua, libras, ou mesmo outro tipo de comunicação. A pessoa surdocega
sente dificuldade em reconhecer as coisas que o rodeia devido a falta de
contato com a luz e com o som. Essas pessoas muitas vezes se isolam e se fecham
no seu próprio mundo.
Surdocego pós-linguistico- ( surdocegueira adquirida ) é a pessoa que manifesta
as deficiências sensoriais ( auditiva e visual ) após a aquisição de uma língua
( português ou de sinais ).
Há doenças que são
contraídas na gravidez que podem causar surdocegueira na criança tipo, rubéola,
toxoplasmose e citomegalovírus.
(
O citomegalovírus é um vírus
parecido com o da herpes que pode ficar por muito tempo inativo no organismo
sem causar sérios problemas. Porém, quando a contaminação acontece durante a
gravidez há grandes chances de trazer graves complicações para o bebê )
Sindromes como Usher ( degeneração da retina
em função de retinose pigmentar). Abuso
de álcool e drogas por parte da gestante , caxumba, meningite, acidente
vascular cerebral (AVC ) sífilis congênita, herpes, AIDS e hidrocefalia, entre
outros, também podem causar surdocegueira.
A surdocegueira se apresentar em graus diferentes podendo
ser:
.
surdocego total;
.
Surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual ;
.
surdocego com surdez moderada associada com resíduo visual;
.
Surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira;
.
surdocego com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais;
Deficiência Multipla
São
consideradas pessoas com DMU aquela decorrente de duas ou mais deficiências
simultaneamente como também distúrbio neurológico , emocional, linguagem, e
desenvolvimento global que causam atraso no desenvolvimento educacional e
social, dificultando a sua alto suficiência.
Classificação
da deficiência múltipla:
* física e psíquica:
- associa a
deficiência física à deficiência intelectual;
- associa a
deficiência física à transtornos mentais.
* sensorial e psíquica:
- engloba a
deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;
- a
deficiência visual à deficiência intelectual;
- a
deficiência auditiva à transtornos mentais;
- perda
visual a transtorno mental.
* sensorial e física:
- associa a
deficiência auditiva à deficiência física;
- a
deficiência visual à deficiência física.
* física, psíquica e sensorial
- deficiência física associada à deficiência visual ( cegueira ou baixa visão) e a deficiência intelectual;
- deficiência física associada a deficiência auditiva/surdez e a deficiência intelectual;
- deficiência visual ( cegueira e ou baixa visão ) paralisia cerebral e deficiência intelectual.
Algumas
atividades são fundamentais para o desenvolvimento de pessoas com esta deficiência.
Temos como exemplo objetos de referência, tipos de calendários de acordo com a
sua necessidade seria o melhor modelo, adequações visuais, material didático
personalizado, enfim, tudo que venha
facilitar o acesso a aprendizagem do mundo, do social, escolar e familiar
A
comunicação para pessoas com surdocegueira e/ou deficiência múltipla visa
fortalecer a transmissão do pensamento como também a sua interpretação com
qualidade dividindo-se em dois tipos: a comunicação receptiva e a expressiva.
Comunicação
receptiva- se dá quando alguém recebe uma mensagem seja ela por meios de rádio,
televisão, carta, objetos figuras, gestos... sendo que a pessoa que está recebendo
a mensagem ou a informação transmita-a semelhante a informação que lhes foi repassada.
Comunicação
expressiva- é a informação transmitida coerentemente através de movimentos
corporais, gestos, fala, escrita, objetos, gritos, figuras e outras formas de
expressões que só ajudam na comunicação.
Fontes
de pesquisa: GOOGLE, 5º fascículo A Educação Escolar na Perspectiva da
Inclusão Escolar - AEE - coleção do MEC, leituras obrigatórias da especialização-AEE