A
inclusão escolar para pessoas com surdez não tem abtido nos últimos tempos
resultados satisfatórios, ocasionando em um ensino de baixa qualidade nessa
modalidade. Além disso, o desestímulo do alunado também é preocupante,
ocasionando o fracasso escolar. E são vários os fatores que estão levando ao
fracasso a inclusão de pessoas com surdez, dentre os quais destacam-se:
·
Escolas não dispõem de local adequado
para o atendimento;
·
Escassez de professores de libras e em
libras;
·
Municípios não estão se dispondo a pagar
um segundo professor fluente em libras e interprete;
·
Faltam materiais e recursos
diversificados para um atendimento adequado às necessidades dos alunos etc.
Exatamente
por isso, é quase impossível que seja implantado os três momentos didáticos
pedagógicos : AEE de Libras, AEE em Libras, e AEE para o ensino de Língua
Portuguesa.
AEE e os três momentos didáticos pedagógicos:
Instrutor explorando conteúdos em libras
O AEE em libras – Esse fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comuque favorece ao aluno com surdez a compreensão desse conteúdo. O Professor em Língua de Sinais ministra aula utilizando a Língua de Sinais nas diferentes modalidades, etapas e níveis de ensino como meio de comunicação e interlocução. O planejamento do AEE em libras deverá ser organizado em conjunto: professor do AEE, professor da sala comum e o professor de língua portuguesa. Os professores neste atendimento registram o desenvolvimento que cada aluno apresenta, além da relação de todos os conceitos estudados, organizando a representação deles em forma de desenhos e gravuras, que ficam no caderno de registro do aluno.
Professora do AEE e o estudo DE LIBRAS
O AEE de libras - O atendimento inicia com o diagnóstico do aluno e ocorre diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. Este trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. Este atendimento exige uma organização metodológica e didática e especializada a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. O professor que ministra aulas em Libras deve ser qualificado para realizar o atendimento e de preferência surdo pois oferece aos alunos com surdez melhores possibilidades do que o professor ouvinte porque o contato com crianças e jovens com surdez com adultos com surdez favorece a aquisição dessa língua.
AEE para o ensino de Língua Portuguesa
AEE e os três momentos didáticos pedagógicos:
Instrutor explorando conteúdos em libras
O AEE em libras – Esse fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comuque favorece ao aluno com surdez a compreensão desse conteúdo. O Professor em Língua de Sinais ministra aula utilizando a Língua de Sinais nas diferentes modalidades, etapas e níveis de ensino como meio de comunicação e interlocução. O planejamento do AEE em libras deverá ser organizado em conjunto: professor do AEE, professor da sala comum e o professor de língua portuguesa. Os professores neste atendimento registram o desenvolvimento que cada aluno apresenta, além da relação de todos os conceitos estudados, organizando a representação deles em forma de desenhos e gravuras, que ficam no caderno de registro do aluno.
O AEE de libras - O atendimento inicia com o diagnóstico do aluno e ocorre diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. Este trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. Este atendimento exige uma organização metodológica e didática e especializada a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. O professor que ministra aulas em Libras deve ser qualificado para realizar o atendimento e de preferência surdo pois oferece aos alunos com surdez melhores possibilidades do que o professor ouvinte porque o contato com crianças e jovens com surdez com adultos com surdez favorece a aquisição dessa língua.
AEE para o ensino de Língua Portuguesa
O
AEE para o ensino da língua portuguesa – Esse atendimento acontece na
sala de recursos, no horário contrário ao da sala de aula regular com o
objetivo de desenvolver a competência gramatical ou lingüística como
também textual nas pessoas com surdez. O Atendimento Educacional
Especializado deve ser organizado também para atender alunos que optaram
pela aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade oral. Nesse caso, o
professor de português oferece aos alunos as pistas fonéticas para a
fala e a leitura labial, elaboração e interpretação de textos em língua
portuguesa. De preferência esse trabalho deverá ser realizado por
professor formado em língua portuguesa e organizado seguindo os
princípios exigidos. O Atendimento Educacional Especializado para ensino
da Língua Portuguesa é preparado em conjunto com os professores de
Libras e o da sala comum.
No
entanto, de acordo com a lei, a inclusão do aluno com surdez deve acontecer
desde a educação infantil até a educação superior, garantindo-lhe, desde cedo,
utilizar os recursos de que necessita
para superar as barreiras no espaço educacional e usufruir seus direitos
escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios educacionais do
nosso país.
Existem
três tendências educacionais para a surdez: a oralista, a comunicação total e
a abordagem por meio do bilinguismo.
Oralismo: Visa a capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a
língua da pessoa ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade
linguística. Nega a diferença entre surdo e ouvintes. Comunicação total:
considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer
recurso possível para a comunicação. Nega a língua natural das pessoas com surdez.
O atendimento especializado para pessoas com surdez é objeto chave para a
inclusão e deve ser implantado em toda a rede de ensino.