terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Recurso de audiodescrição

VÍDEO AUDIODESCRITIVO _ NATAL DA TURMA DA MÔNICA

Link: www.youtube.com


“Dizem que uma imagem vale mais do que 1000 palavras, pois bem, a audiodescrição é muito mais que as tais 1000 palavras". Marco Antonio de Queiroz, cego, autor do site Bengalalegal, em entrevista sobre sua participação como jurado do Festival de Cinema Assim Vivemos 2007. 


                  Audiodescrição é um recurso  visual  que permite a inteiração das pessoas cegas com as cenas que acontecem ao seu redor. Consiste na descrição de informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos de forma  clara e objetiva. Como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. "A áudio-descrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme”. audiodescricao.com.br/ad/o-que-e-audiodescricao/

           A audiodescrição oferece muitos benefícios para pessoas cegas. Podemos destacar: compreensão melhor os materiais televisivos, o mesmo sentira-se independente, uma pessoa igual a sem deficiência, sentira-se bem, compreenderia com clareza o que se passara em cena e outros.
O professor que está atento a aprendizagem do seu educando, ciente do seu papel como interlocutor da aprendizagem, fará uso desse recurso nas atividades para melhor atender as necessidades do seu aluno. Uma sugestão seria a interpretação oral de um filme assistido com áudiodescrição, ( Ex:  natal da turma da Mônica ) onde o mesmo permitiria ao aluno com deficiência visual expor com suas palavras o mundo de imagens que ele ocultamente vivenciou.