sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tecnologia



TECNOLOGIA



10/05/2013, 00:07:52


COMENTÁRIOS A RESPEITO DOS VIDEOS :  Rafinha2.0  e  web2.0









Confrontando os dois vídeos, percebe-se que a tecnologia nos dias atuais é algo inevitável por necessidade diária e prazeroso para entretenimento.
Esse mundo tecnológico nos conduz a sermos curiosos e talentosos porque nos adaptamos a cada novidade que a globalização nos oferece e é plasível para todas as pessoas.
Hoje vivemos a praticidade.Organização, agilidade, variedade, rapidez, qualidade, segurança, são fatores adquiridos graças ao avanço do tempo. O Rafinha, citado no vídeo é um exemplo de que o mundo mudou e nós com ele, não é o mesmo de quando eu nasci. Na minha adolescência, eu digitava textos em uma máquina de datilografia, lembra? E quando errava, retirava-se a folha e começava tudo de novo. Hoje surge a web 2.0.
Temos muitos Rafinhas por aí. Quem nasceu e está pra nascer no século XXl, tem grande proporção de serem parecidos com ele, pois estão crescendo com estímulos à utilizarem os elementos que a globalização oferece, as vezes até precocemente.
" Rafinha faz parte da geração C: Conteúdo, Colaboração e Conecção."


AEE _ Fechamento _ Zilda

Trabalho realizado para disciplina - AEE


O papel do professor do AEE na escola é direcionado para a prática educativa do professor do ensino regular. Ter o cuidado de no momento da execução das atividades o mesmo abranja a igualdade e a diferença respeitando a diversidade e os ritmos próprios da aprendizagem de cada sujeito. Valorizar o trabalho do professor, incentiva-lo a ser um  pesquisador, mediador e que assuma a atitude de aceitar a diversidade em sua sala de aula e em sua forma de trabalhar. O seu papel ainda abrange acompanhar o desenvolvimento e a trajetória dos alunos do AEE , Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola. É de fundamental importância existir uma articulação entre os dois professores, o professor regular e o professor do AEE. Cabe ao professor do AEE, identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminá-las, reconhecer as necessidades e habilidades do aluno, produzir materiais tais como textos transcritos, materiais didático-pedagógicos adequados, textos ampliados, gravados, e fazer uso de softwares e outros recursos tecnológicos acessíveis.
Para um bom desempenho em seu trabalho na sala de recurso o professor do AEE deverá realizar o estudo de caso onde tem como objeto, investigar, coletar dados e analisar fatos que nos ajudem a traçar um plano de intervenção que traga soluções e eliminem as barreiras que estão impedindo o desenvolvimento da aprendizagem. Depois do estudo de pesquisa feito com a família, professor , aluno e escola, o professor do AEE já é capaz de  identificar a natureza do problema e propor uma solução para o mesmo. A partir de então, traça-se um plano de atendimento que será desenvolvido de acordo com as descobertas no estudo de caso.
        É de suma importância a elaboração dos planos de AEE, pois derivam das escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos de apoio mais adequado que serão utilizados pelo aluno para que possa eliminar as barreiras que o impede de ter acesso ao que lhe é ensinado na sua turma da escola comum garantindo-lhe a participação no processo escolar e na vida social em geral, segundo suas capacidades. Nele acompanharemos a evolução e as técnicas de trabalho que serão executadas com o aluno.

Atendimento Educacional Especializado