"Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem". ( Carlos Drummond de Andrade )
Recursos Pedagógicos para DI
Tem-se notado a grande
angustia e preocupação de professores no que se refere a trabalhar com crianças
com DI na sala de aula. Não há uma receita pronta, até porque cada um tem sua
especificidade. Abaixo estão algumas sugestões de recursos pedagógicos que
podem desenvolver os mecanismos de aprendizagem do aluno com essa deficiência.
Não só favorecerá a aprendizagem dos mesmos, como afirma Maria Montessori “os resultados do trabalho com Deficientes
intelectuais beneficiam as crianças sem deficiência” Sendo assim, todos se
beneficiam.
Prancha de arroz
A prancha de arroz é um recurso muito eficiente no processo de aquisição da psicomotricidade e escrita podendo ser confeccionado com uma prancha feita de madeira ou papelão. Você pode decorá-la da forma que você desejar. Coloque um fundo de cor forte e espalhe arroz na superfície. Com o dedinho indicador ou dedinhos a criança pode contornar ou escrever letras, palavras, desenhar e outras atividades que o professor criar.
A pescaria
Este jogo
é muito atrativo também confeccionado com arroz as crianças adoram mexer
fazendo círculos, montanhas, amassar na mão, desenvolvendo assim a
psicomotricidade fina. Também com o objetivo de desenvolver o raciocínio, a
percepção concentração, atenção, equilíbrio e a leitura. As atividades podem
ser executadas misturando letrinhas coloridas no meio do arroz onde o aluno
formará o seu nome pescando as letrinhas com a mão. Outra atividade seria
confeccionar peixinhos para que o aluno possa pescar com uma varinha: letras, imagens,
adivinhações
dependendo do objetivo do professor. Os peixinhos devem está escondidos no meio
do arroz. ( Fonte: AEE _ São José da
Laje )
Jogo Numérico
Com o objetivo de associar numeral a quantidade esse recurso também
trabalha a estrutura lógica matemática envolvendo situações problema oralmente
criados. Para confecção do mesmo você pode utilizar caixa de papel, copinhos de
Danone, EVA para fazer os numerais e quaisquer objetos pequenos que sirvam para
contagem. ( Fontes: AEE- São José da Laje / blog da psicopedagoga Silvana Lima
)
Amei sua página.
ResponderExcluirQueria uma dica
o seu email?